sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Goiânia recebe show da banda americana Stryper

Grupo que fez sucesso na década de 1980 se apresenta na cidade pela primeira vez  



Por Paulo Henrique Faria  

    Com 31 anos de carreira e mais de 10 milhões de álbuns vendidos, a banda norte-americana Stryper confirmou sua primeira grande turnê pelo Brasil, com seis apresentações confirmadas. Goiânia recebe show do grupo pela primeira vez e, este grande evento ocorre nesta sexta-feira, dia 12 de dezembro, no prédio sede da igreja "Luz para os povos". Com realização da Spock Promoções, a mesma realizadora da “Gospel Fair”, o concerto do Stryper ajuda a consolidar ainda mais a empresa como grande promotora de eventos focados no público cristão/evangélico do Estado de Goiás.
    O Stryper surgiu em 1983 no Condado de Orange na Califórnia. Foi fundado pelos irmãos Michael Sweet (Vocalista e guitarrista) e Robert Sweet (Baterista) inicialmente como “Roxx Regime” e, mais tarde com a adesão à temática cristã rebatizaram como “Stryper”. O nome possui referências da palavra “stripes”, que em tradução literal significa “feridas”, e é encontrado no verso Nº5 do capítulo 53 da passagem bíblica de Isaías. Robert Sweet resolveu então criar um acrônimo (sigla) de STRYPER que seria algo como: Salvation Through Redemption, Yielding Peace, Encouragement and Righteousness; que em português ficaria: "Salvação Através de Redenção, Trazendo Paz, Encorajamento e Retidão".
     O conjunto é considerado como pioneiro do estilo Heavy Metal Cristão ou como muitos rotulam “White Metal”. Entretanto segundo depoimentos dos próprios membros eles não se consideram uma banda somente cristã; justamente por tratar de outras temáticas em suas canções. Por este motivo fizeram sucesso na década de 1980 com lançamentos dos icônicos álbuns “Soldiers Under Command” de 1985, “To Hell With the Devil” de 1986 e “In God We Trust” de 1988. Singles como “Honestly” e “To Hell With the Devil” tocaram à exaustão nas rádios de todo o mundo. O quarteto já dividiu palco com grandes nomes do cenário do Hard Rock e Heavy Metal como Dio, Boston, Anthrax e White Lion. Além dos irmãos Sweet o grupo é formado ainda pelo guitarrista Oz Fox e o baixista Tim Gaines membros originais que retornaram ao line-up em 2009. No repertório, não vão faltar outros hits como "Calling on You", "Free", "Always there for you", "I believe in You", além das músicas do mais recente trabalho de estúdio, o disco "No More Hell to Pay" lançado no ano passado.  
    Responsável direto pela vinda do Stryper à Goiânia, o empresário Jeferson Baick afirma que teve ajuda de um músico e amigo local nessa parte. "Fred Mika me avisou que o Stryper estava vindo ao Brasil no segundo semestre e que estava com disponibilidade de datas. Nós entramos em contato com a produtora de Belo Horizonte que tá trazendo a turnê toda e fechamos. A ideia sempre existiu porque o Stryper ao lado de outras bandas de White Metal têm um público muito forte, muito cativo e fazem parte do meu gosto pessoal de som. Não foi só uma ideia, foi um sonho", revela Jeferson.
Show de Metal na Igreja 
     Inicialmente o evento ocorreria no Centro Cultural Oscar Niemeyer, entretanto por problemas de logística e até espaço foi remarcado para a sede da igreja evangélica "Luz para os povos", situada no Setor Fama. Se a escolha pode parecer incomum para alguns, para Jeferson Baick e parte dos fãs, não. "O Oscar Niemeyer é um espaço público e pela data do show ser próxima do período eleitoral então havia algumas restrições quanto ao uso do espaço. Segundo lugar o Stryper por ser uma banda de White Metal nós queríamos fazer algo que pudesse ambientar essa característica da banda. E além disso, o espaço da 'Luz para os povos' comporta um espaço maior. Lá cabem mais de 3,5 mil pessoas de pé. Então juntando esses fatores todos nós optamos pela mudança, acreditando que a gente consegue deixar o público numa situação mais confortável e compatível até com a faixa etária do fã que é por volta dos 30 anos", salienta.
     A expectativa de público é positiva, de acordo com Baick. Uma vez que o show dos estadunidenses é o único na região Centro-oeste do país. Assim fãs de Brasília e interior de Goiás devem vir em grande número. Foram colocados 3 mil ingressos à venda e a previsão é para que sejam vendidos todos até a data do show. "Brasília e algumas cidades do interior do Estado também têm se mobilizado quanto à caravanas. O público que curte Metal Cristão e o Metal em geral é um público de nicho. Então acredito que deva dar um público entre 2,5 mil e 3 mil  pessoas realmente. Infelizmente Goiânia ainda não criou um hábito de apreciar uma pluralidade de estilos musicais. Mas é algo que tá surgindo, com relativa força, entretanto embrionário ainda. E isso compromete um pouco eventos de grande porte para esse tipo de segmento", complementa.
    Duas banda locais ficarão a cargo da abertura do concerto. O  grupo "Lugar Secreto" e a veterana de Hard Rock "Sunroad", capitaneada pelo baterista e produtor musical Frederico Augusto Fleury Mika Melo, o "Fred Mika". Ele é o amigo em questão de Jeferson que ajudou na vinda do grupo oitentista para cá. O Sunroad aliás vem se especializando em abrir shows internacionais na Capital. "Na verdade quem me contactou foi o produtor Eliel Vieira de Belo Horizonte e, assim eu apenas fiz a ponte entre ele e o Jeferson. Sempre é interessante dividir o palco com bandas de renome internacional, já temos boa experiência nisso como aberturas para Joe Lynn Turner, Petra, L.A Guns, Doogie White, Whitecross e Mad Max e isso sempre acrescenta. Cada banda é um feeling único", explica Mika.
    Para Fred Mika é uma honra dividir palco com um nome de tamanha importância como o Stryper. Ele acrescenta com um discursso otimista quanto à realização de mais shows internacionais em Goiânia, mas, conclamando mais adesão das pessoas para isso ocorrer. "O Stryper, junto com o Petra, são as duas maiores bandas de Rock Cristão do mundo e, podemos dizer que agora, ambas já vieram na cidade. Portanto Goiânia está no roteiro de bons shows, mas o público ainda tem de comparecer mais, uma vez que aqui é o ingresso mais barato de todos", finaliza.
    Um dos vários fãs do Stryper que virão de outras cidades para acompanhar a apresentação é o auxiliar de produção Ado Valente Pereira de Barros, 25 anos.  Ele reside em Anápolis e contou que começou a gostar do quarteto californiano por intermédio de um amigo e de lá pra cá não deixou mais de acompanhá-los. "Comecei a curtir com um amigo que tinha um DVD do 'Live Japan' e um dia peguei pra assistir e achei a banda perfeita. Só que eles naquela época não estavam na ativa. Quando marcaram sua primeira tour pelo Brasil e eu soube que eles tinham voltado fiquei loco pra ver o show deles. Mas infelizmente não pude ir, pois era muito novo e por isso até chorei. Mas no final das contas o show não aconteceu, foi cancelado", conta Ado. 
    Ado Valente disse que possui três CDs originais do Stryper e o restante da discografia completa em seu computador. Seu disco preferido é o "To Hell With The Devil", o de maior sucesso do conjunto. Ele fala que ficou muito contente com o anúncio do show dos americanos. Apenas 50 quilômetros de onde mora. "Fiquei Muito feliz, do lado da minha cidade. Incrível, eu pagaria até dobrado para assistir. Minha música e álbum preferido é o 'To Hell With The Devil' sem dúvida. Tenho certeza que será um grande show, pois passei minha adolescência inteira desejando vê-los", conclui. 
Serviço:
Show Stryper - "No More Hell To Pay" Latin America Tour
Show de abertura com Sunroad e Lugar Secreto
Dia 12/12 – Sexta-feira 
Horário: A partir das 20 horas
Local: Igreja Luz para os povos - Fama
Rua 03 Nº 409 - Setor Marechal Rondon (Fama).
Ingressos:
2º Lote - R$ 65,00
Pontos de venda:
Livrarias Jerusalém e Harmonia Musical

Nenhum comentário:

Postar um comentário