segunda-feira, 27 de agosto de 2012

RESENHA DE CD: THE POWER OF ROCK – VOLUME 2



Por Paulo Henrique Faria


A resenha dessa vez é sobre um ótimo copilado de bandas de metal mundo a fora. Trata-se do especial “The Power Of Rock – Volume 2”, álbum montado por produtores metaleiros da Alemanha. A ideia principal é pegar grupos de extrema qualidade que não estão no mainstream internacional.
As primeiras cinco músicas logo de cara já ganham destaque no CD. A primeira é “No Holy Man” do Eden’s Curse, banda multinacional, que conta com músicos britânicos e americanos. O som dos caras mistura muito bem o vigor do Power Metal com arranjos complexos do Progressive Metal e com direito a participação de James LaBrie, vocalista do Dream Theater. A segunda é a banda sueca Coldspell, que participa com sua energética “Run For Your Life”. A proposta dos caras é bem semelhante ao dos conterrâneos Europe, que é de fazer um Hard Rock forte e carregado de teclados. A terceira é mais uma da Suécia, surge então o Enbound com a poderosa “Combined The Souls”, o quarteto faz um Power Metal violento e moderno, com pedal duplo rápido e melodias marcantes.
E o domínio sueco não para de crescer, pois a quinta faixa é “The Sound Of A Heartbreak” do grande Last Autumn’s Dream, banda que tive o prazer de resenhar dias atrás. Os caras a exemplo do Coldspell, fazem um Hard Rock muito bem feito. Na sequência vem o Distorted Wonderland, tocando “Raised On Rock And Roll” e, pode parecer brincadeira, pois os caras também são da Suécia. A verdade é que lá existe muitas bandas boas, além das clássicas Malmsteen, Europe, Hammerfall ou mais recentes Evergrey e Arch Enemy. O Distorted segue mais para um som Hard n’ Heavy, com vocal rasgado e cheio de agudos. Saindo um pouco da terra dos vikings, a número oito “Dreamless” também merece destaque. Primeiro pelo fato da banda ser da sofrida Bósnia e ter como vocalista uma bela mulher. Estou falando do promissor grupo Heaven Rain, que faz um ótimo metal melódico com nuances em Prog. A voz de Miona Graorac é muito afinada e melódica, sem contar os arranjos de teclado que são muito presentes. Arriscam aliás até um ótimo solo deste instrumento no meio da canção.
A número 12 do álbum é “Disappear In You” da banda americana Clandestine, que tem uma constituição sonora parecida com a do Heaven Rain, aliás. Eles também puxam para o Metal Progressivo e têm uma Frontwoman. A diferença é que tanto o vocal quanto o instrumental são mais agressivos. A vocalista é a bela June Park, que possui descendência asiática, manda vários agudos e arrisca até um gutural no início. Logo em seguida temos a pancada “Coastal Battery” da banda belga Fireforce. O som dos caras é muito nervoso, repleto de cavalgadas dignas dos mais tradicionais do Heavy Metal e ainda, com fortes flertes na velocidade e técnica do Power Metal. O som dos caras tem um “Q” de Iced Earth. E para fechar, a número 16 e última canção é “Wake Up Call” de mais uma banda sueca, o Hardcore Circus, que faz uma espécie de mix de Metalcore e Hard Rock. Som moderno e pesado.
O álbum “The Power Of Rock” é repleto de músicas de qualidade, não só as nove que citei. Mostra-nos que o “Lado B” do Hard/Metal mundial é excelente e, cheia de grupos muito bons que não têm o reconhecimento que deveriam. Vale muito a pena ouvir!

Veja o clipe de uma das bandas do álbum:


Nenhum comentário:

Postar um comentário