quinta-feira, 20 de setembro de 2012



Resenha filme "Resident Evil: Retribuição" (Resident Evil: Retribution / 2012 / EUA) dir. Paul W.S. Anderson

por Lucas Wagner


  “Ou seja, completamente um lixo, uma destruição maciça de neurônios e da paciência de qualquer ser humano. O pior filme do ano até agora.” essas foram as palavras finais da minha resenha sobre o terrível Área Q. Em vista de que nem mesmo o pavoroso Rock of Ages conseguiu derrubar Área Q de seu “trono”, pensava que 2012 já tinha sua vaga de pior filme do ano já garantida. Até que chegou esse Resident Evil: Retribuição, grande concorrente ao “trono”. Eu, como fã da série dos videogames, poderia até sentir certa nostalgia ao ver monstros e personagens famosos dos jogos, mas, assim como em qualquer outro filme dessa infeliz franquia, isso não aconteceu. Pior: esse conseguiu ser até mesmo mais imbecil do que os outros. Para falar toda a verdade, esse longa deveria ser o atestado de morte de qualquer cineasta no cargo de diretor, já que demonstra uma absurda falta de compreensão de qualquer aspecto que torne um longa minimamente assistível. Até para um cineasta que nunca fez um filme no mínimo bom, o diretor/roteirista Paul W. S. Anderson vai além, e chega no nível que Michael Bay chegou com Transformers 3: além do fundo do poço.

  O mais triste é perceber que Anderson acredita, de verdade, que produziu uma franquia tão complexa que exige até mesmo uma cena completamente artificial onde Alice (Jovovich) explica os acontecimentos dos filmes anteriores para situar o espectador, o que já é um problema, já que revela uma enorme falta de confiança de Anderson em seu trabalho. Assim, vemos o cineasta achando que está dirigindo algo no nível de A Origem quando apresenta uma trama com múltiplos níveis de realidade o que, se em teoria é interessante, na realidade se revela completamente bagunçada e desestruturada (que não encontra nem mesmo sentido dentro da lógica da série) já que vemos que Anderson não possui a mínima habilidade para dar coerência ao seu filme, se apoiando numa estrutura idêntica a de um jogo de videogame (algo que funcionou até bem em Terror em Silent Hill, mas não aqui), com personagens pulando de um ambiente diferente para outro, conseguindo escapar no último momento possível (depois de matar vários inimigos), portas que se abrem sozinhas, e até mesmo uma “fase” de treinamento para a protagonista (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!). Pois é isso o que o longa tem: fases, com inimigos diferentes e cada vez mais poderosos para enfrentar, armas com balas infinitas, e chefões. Só faltou um lugar para salvar o jogo.

  Anderson é mesmo uma criança com dinheiro e uma câmera na mão, o que fica muito claro quando percebemos que o filme não vai começar a contar sua “história” nunca. Eu realmente me surpreendi quando vi que faltavam 20 minutos para seu término e achava que estava apenas começando, já que parecia que estava vendo apenas a preparação para o início. Mas não. É só uma cena de ação atrás da outra, completamente repetitivas e mal dirigidas, com um excesso absurdo de cenas em câmera-lenta (muuuuuuuuuiito mal utilizada, por sinal) e uso de recursos já batidos (acho que deve ter umas cem vezes em que Anderson mostra uma bala voando em direção ao seu destino). Não, não... é pior ainda: essas cenas parecem ser extraídas diretamente de um vídeo-clipe imbecil de alguma banda pop muito tosca, com cada movimento dos personagens coreografado para “atingir” o espectador com algum tipo de beleza estética (o que mais uma vez denota falta de inteligência de Anderson, já que beleza estética não faz cenas de ação ficarem melhores, principalmente em um filme de zumbis).

  Isso tudo fica ainda mais triste quando percebemos o terrível trabalho de edição de (mas que terrível surpresa!) Paul W.S. Anderson que, além de exagerar nas câmeras lentas (como já foi dito), aposta em cortes rápidos, desenfreados (quando não usa slow-motion, é claro) que impedem que o espectador distinga qualquer coisa que se passa na tela. Pior ainda nessa edição é que Anderson corta de uma cena de ação para outra de forma muito inexperiente, muitas vezes passando de uma cena de luta agitada para outra mais “parada”, sem qualquer preparação, o que quebra o “clima de tensão”. É até engraçado ver a infantilidade de Anderson ao tentar “empolgar” o espectador quando corta de luta uma cena para outra usando uma infeliz mudança na trilha sonora, que soa repetitivo e como um recurso desesperado do cineasta para dar um ritmo diferente para cada cena (e se essa é a sua compreensão de “ritmo” em Cinema, está completamente errada, já que ao mudar a trilha de maneira brusca assim, ele na verdade quebra o ritmo). Até mesmo um outro recurso usado por ele para dar mais ritmo (uma visão holográfica da plataforma submarina onde se encontram os personagens) acaba dando errado justamente pelo excesso de uso. A trilha sonora também merece “destaque”: é uma das piores que já ouvi. Criada por um sujeito com o infeliz nome Tomandandy (mesmo artístico, é um nome ridículo), essa é, além de realmente feia, completamente inapropriada para o longa, já que investe, mesmo em cenas que deveriam ser de “terror” (pff), em tons inteiramente pop, que parecem saídos diretamente de uma balada, o que contribui ainda mais para a destruição do clima de tensão.

  Mas nenhum dos problemas superam seus personagens e suas atuações. Se Milla Jovovich mais uma vez surge como uma atriz lindíssima, também mais uma vez surge sem talento, não conseguindo mudar a expressão em momento algum, nem em cenas de lutas, nem dramáticas (pff), nem quando diz as terríveis frases de efeito (mais sobre isso daqui a pouco). O roteiro de Anderson, no entanto, procura humanizar a personagem no relacionamento dela com uma garotinha surda. Isso é um problema em dois aspectos: primeiro porque é uma cópia do que James Cameron fez em seu excelente Aliens, O Resgate (aliás, um dos vários elementos que Resident Evil 5 copia dessa obra) para dar ainda mais dimensão à Ellen Ripley naquele filme (e se esta já tinha uma grande dimensão psicológica, Alice aqui não possuía nenhuma e continua a não possuir); segundo porque, diferente de como foi feito emAliens, aqui é completamente absurdo, já que o apego de Alice com ela tem base no fato de que (se preparem): um clone seu era mãe da menininha! Não tem qualquer sentido esse apego todo! Fica muito claro que é uma tentativa patética e apelativa do cineasta de aproximar personagem e espectador, o emocionando (o fato da menina ser surda deixa ainda mais evidente esse objetivo), e o que senti vendo isso foi completo embaraço e vergonha por ele. Isso é trapaça emocional. Anderson deixa mais do que claro aqui que seu objetivo não é desenvolver a personagem, mas sim deixá-la mais “humana” para continuar a “história” (ou melhor, cenas de ação) e criar cenas mais melodramáticas e apelativas. Bom, pelo menos é (muito) engraçado ver Alice conversando com a menina por linguagem de sinais (que a protagonista aprendeu, aparentemente, de uma hora para outra).

  Mas o problema não é só com ela. Resident Evil 5 é povoado de figuras ridículas, artificiais e unidimensionais, apenas homens bombados e mulheres gostosas (o decote de Sienna Guillory como Jill Valentine é o melhor elemento de todo o filme), prontos com alguma frase de efeito ridícula. Aliás, esse tipo de frase vista em Os Vingadores (elemento que reclamei na minha resenha deste filme) são até mesmo inteligentes em comparação com aquelas vistas aqui. Algumas chegam a doer fisicamente (uma que doeu profundamente foi: “Você é agora, oficialmente, uma irada!”). Quem que, quando vê um monstro enorme e perigoso se aproximando, diz: “nosso amiguinho está chegando perto!”? QUEM?! E a completa falta de medo dos personagens? Esta só é mais absurda do que sua estupidez, que os levam a simplesmente se matarem sem qualquer problema com isso (sendo que nem estão defendendo um “grande” ideal, ou algo assim), e contarem piadinhas imbecis o tempo inteiro. Eles são tão unidimensionais que nem chegam a demonstrar qualquer sentimento diante da morte de um companheiro; na verdade eles nem notam quando um companheiro morre, e continuam rindo e contando piadas enquanto estão bem perto da morte. Patético. Simplesmente patético. E Anderson ainda acha que eu me preocuparia com o destino de algum deles! Coitado. Aliás, é hilário que ele traga personagens antigos que já morreram na série como alguma forma de exercício nostálgico para os fãs, como se essas figuras tivessem sido, de alguma forma, marcantes. Hilário isso, grande pseudo-cineasta...

  Nem em seus raríssimos momentos de acerto o longa se permite ser apreciado, como é o caso da fotografia de Glen McPherson, que produz algumas bonitas imagens, como a de uma determinada personagem sendo puxada para o fundo do oceano por uma enorme quantidade de zumbis. Esses momentos são tão raros, e vêm tão escondidos diante de tantos erros, que são deixados de lado pelo espectador. Nem mesmo como fã da série de videogames eu pude apreciar minimamente o longa, como por exemplo, quando uma personagem se auto-infecta com o vírus Las Plagas. No game, esse vírus transforma o indivíduo em um monstro de aspecto demoníaco cuja cabeça pode chegar a explodir, dando lugar a um ser completamente satânico que tem o corpo de seu hospedeiro simplesmente como fardo. No filme, porém, o máximo que a personagem infectada faz é... lutar melhor. Tenha santa paciência!

  Chato, patético e completamente desprezível, não conseguindo tornar nem mesmo os zumbis em algo interessante (e olha que eu adoro zumbis), Resident Evil: Retribuição pode ser agradável pelo menos se você estiver com um (a) amigo (a) do lado disposto (a) a rir dessa desgraça como você. Só assim mesmo.

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