domingo, 23 de setembro de 2012


Resenha filme "Dredd" (Dredd / 2012 /EUA) dir. Pete Travis

por Lucas Wagner

  Para começar de maneira bem direta, o único defeito realmente grave desse Dredd é que o fato de ser uma ficção científica não encontra uma justificativa narrativa. Diferente do seu muito similarRobocop (de 1987)onde os elementos futuristas da trama encontravam uma razão de ser pelo fato de o longa, no fundo, servir como uma séria crítica sócio-política, aqui em Dredd não há uma verdadeira razão para o filme ser uma ficção científica; se não fosse, não faria muita diferença no resultado final. Além disso, a própria trama futurista é fraca, rasa se comparada àquelas de O Exterminador do Futuro ou Robocop, já que uma guerra nuclear não se estabelece como uma ameaça tão real/perigosa quanto era na época da Guerra FriaPronto, os defeitos graves que valem a pena citar estão ai. Dredd funciona otimamente na verdade como um horror de sobrevivência (pegando emprestado o termo dos videogames), que coloca seus dois protagonistas em uma situação encurralada e claustrofóbica, deixando o próprio espectador angustiado justamente por nos importarmos com os heróis (ou anti-heróis).

  Passado em 120 anos no futuro, o roteiro do ótimo Alex Garland (do impecável terror Extermínio, que promovia profundas reflexões filosóficas/psicológicas, além de amedrontar) gira em torno da cidade de Mega City Um, que vai de Boston até Washington D.C, e é a única cidade existente nos EUA num mundo pós-guerra nuclear. Os cidadãos dessa cidade vivem miseravelmente, afundando no uso de drogas pesadas e no crime. Assim, a polícia se torna o único recurso para manter a ordem, e os policiais agora são também juízes, podendo chegar inclusive a tomar a decisão de executar alguém. Ao atender a um chamado, o experiente juíz Dredd (Karl Urban) e a novata Anderson (a bela Olivia Thirlby) se veem presos em um edifício governado pela traficante Ma-Ma (Lena Headey), que promove uma caçada aos dois policiais.

  Se no início parece que o longa irá se empenhar em críticas sociais e reflexões sobre o futuro e o comportamento humano em situações estressantes, o roteiro de Garland logo deixa essa proposta de lado e foca na ação/suspense puros, o que não é problema algum (nenhum um filme é obrigado a ser de determinado modo apenas por que poderia dar certo assim). Desse modo, o cineasta Pete Travis aproveita para construir um clima claustrofóbico que incomoda (o que aqui é ideal) ao mesmo tempo que nos deixa sempre vidrados com o que está acontecendo na tela, e não cai em armadilhas típicas desse tipo de filme, como por exemplo ao nunca deixar que seus heróis (ou anti-heróis) pareçam invencíveis, o que tiraria completamente a eficácia da tensão.

  Sem pesar a mão demais na velocidade das cenas de ação, Travis constrói cenas tensas, ao lado de seu editor Mark Eckersley, que nos deixam empolgados ao mesmo tempo em que não encontramos dificuldade em compreender o que acontece nessas sequências. Além disso, o filme conta com um excelente uso das câmeras lentas, que aqui surgem justificadas narrativamente pela interessante droga slo-mo, que faz com que a pessoa enxergue com 1% da velocidade normal do cérebro. O diretor de fotografia Anthony Dod Mantle, juntamente com o diretor Travis, investe num uso não exagerado, mas calculado da câmera lenta, para assim poder extrair o máximo do impacto visual desejado, produzindo imagens belíssimas que conseguem até mesmo extrair uma certa poesia da violência. Imagens essas que vêm carregadas ainda mais devido ao fato de muitas das vítimas estarem sob o efeito da slo-mo o que gera extrema angústia no espectador por perceber que aquelas pessoas estão sofrendo infinitamente mais do que o normal, quando, por exemplo, tomam um tiro (como seria a sensação de perceber a bala entrando e te destruindo lentamente?) ou são arremessadas de um alto edifício (imagine estar caindo de mais de duzentos andares em velocidade lentíssima e, o que é pior, imagine o momento do impacto com o chão).

  A fotografia também acerta tremendamente ao investir em tons sombrios e escuros, beirando o expressionismo. Nessa mesma linha entra o impecável design de produção de Mark Digby, que cria uma Mega City Um feia e desesperadora, que parece até uma imensa favela. Mas os acertos de Digby estão mais na construção do edifício onde se passa maior parte da trama, que apresenta uma geografia que, quase por milagre, não surge repetitiva, e possui corredores sujos, escuros e assustadores que trazem ainda mais o expressionismo para dentro do filme (e até mesmo um pouco de surrealismo), parecendo saídos diretamente de um jogo de Silent Hill. Ainda a trilha sonora eletrônica de Paul Leonard-Morgan confere ainda mais angústia e desespero. E Pete Travis tem uma mão firme na hora de dirigir, nunca se entregando a excessos e sempre mantendo um clima de suspense invejável, para isso até mesmo deixando de lado praticamente qualquer alívio cômico que poderia existir aqui. Diante disso tudo é praticamente impossível não ficar desesperado e tenso assistindoDredd.

  Mas se tudo isso já tornaria o longa uma experiência interessante, o que realmente faz com que funcione é mesmo seus protagonistas, que surgem como figuras complexas e tridimensionais, com as quais nos importamos e por isso mesmo ficamos ainda mais angustiados com o que vemos (além disso, tem o fator já comentado de em nenhum momento estes parecerem invencíveis, apesar de  poderosos e competentes). Dredd é um policial dedicado e vê, no cumprimento estrito da lei, a única salvação para os dias “atuais”. Porém, ele é mais ambíguo quando, assim como Capitão Nascimento de Tropa de Elite, se transformar quase que num psicopata em sua busca por lei e ordem (e o momento em que surge espancando um suspeito ou o modo como trata seu adversário final são provas de que seu ódio pelo caos e busca pelo controle são claramente patológicos). Ainda assim, seu desejo por ordem surge genuíno, e ele se vê tentado até mesmo a relevar certos descumprimentos da lei (mas quando dá a oportunidade e essa não é bem aproveitada, não hesita em prender o sujeito), ao mesmo tempo em que, em condições normais, não tenta executar ninguém a não ser que tenha 100% de certeza da culpa do cidadão. Desse modo, o ator Karl Urban (de O Senhor dos Anéis Star Trek) tem um grande desafio, que é aumentado pelo fato de ser obrigado a usar uma máscara o filme inteiro, deixando a vista somente o maxilar e a boca. Mas, para um bom ator, isso não é desculpa e Urban entrega uma performance invejável, conseguindo usar a voz e os movimentos da boca para traduzir complexas emoções, sejam de raiva, medo, controle, e uma infinidade mais. Observem o momento, por exemplo, que a novata Anderson (uma médium) faz uma leitura psicológica dele, e acaba começando a escavar aspectos mais profundos de sua personalidade, e prestem atenção no maxilar e na boca de Urban, como parecem tremer e, pela única vez no filme, demonstrar fraqueza. Aliás, essa cena da leitura psicológica é um toque genial do roteiro de Garland por dar uma dimensão emotiva maior para Dredd sem tirar sua força e imponência, mas apenas apontando que há “algo a mais nele”, mas sem revelar o que é, já que provavelmente se revelaria algo clichê e apenas um recurso para seduzir emocionalmente o espectador, e tiraria a imponência do anti-herói, muito provavelmente. Para completar essa discussão sobre o personagem, a forma como ele se refere a Anderson durante boa parte do longa, ou seja, como rookie (termo pejorativo para “novato (a)”) estabelece uma forma de controle sobre ela, já que, aos seus olhos (pelo menos à primeira vista) ela é completamente desqualificada para o trabalho.

  Por falar em Anderson, essa é outra personagem fascinante. Médium devido à uma forma de mutação causada pela  radiação, ela passa por um arco dramático bem definido e complexo, passando de uma novata inocente e idealista, para uma profissional amargurada e realista em poucas horas, depois de passar por situações extremamente aversivas e estressantes, que exigem demais (física e psicologicamente) dela, a esgotando completamente. Isso é possível principalmente devido à impecável atuação de Olivia Thirlby que compõe sua personagem a partir de detalhes específicos, como uma leve gagueira (que se dá por causa de um sentimento de submissão), que tenta esconder para demonstrar força, ou ao se envolver emocionalmente com o que vê ao seu redor, chegando a hesitar ao tirar a vida de um ser humano pela primeira vez. Thirlby é fantástica ao passar de forma paciente e complexa por todo o arco dramático de Anderson, fazendo com que as mudanças psicológicas que ocorrem nesta não soem absurdas ou bruscas (e um dos momentos chaves dessa sua mudança está presente quando ela é provocada por um prisioneiro). Além disso, muitas das melhores cenas do filme são delas, quando exerce seu dom mediúnico para tirar informação de outras pessoas ou para destruir psicologicamente um adversário (numa das cenas mais assustadoras do longa).

  Para completar, Lena Headey cria uma vilã fabulosa, baseando sua interpretação numa cadência de voz e gestos calculados e suaves, demonstrando enorme desejo de controle e de destruir completamente qualquer um que se coloque no seu caminho. Assim, quando se desespera, o espectador sabe que “a porra ficou séria”. Olhem isso: um filme que é voltado para a ação e eu precisei de um parágrafo cada para discutir os personagens... isso não é a toa, mas prova uma valor real do longa, e de que um longa não precisa ser “sério” ou “cult” para funcionar como estudo de personagens.

  Acertando ainda no cinismo ao mostrar policiais corruptos que perderam a esperança na luta contra o crime, Dredd é entretenimento de altíssima qualidade, tenso, empolgante e assustador. Uma das maiores surpresas de 2012 na minha humilde opnião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário