sábado, 31 de maio de 2014


Análise:

O Que Os Homens Falam (Una Pistola En Cada Mano / 2013 / Espanha) dir. Cesc Gay

por Lucas Wagner

O Que Os Homens Falam é uma comédia sincera feita como um diálogo de homens para homens. Não que não possa ser apreciado por mulheres (muito pelo contrário), mas esse longa de Cesc Gay é uma honesta exposição de inseguranças, anseios e neuroses de típicos exemplares de machos heterossexuais de meia idade pertencentes à classe média, contada a partir de uma série de pequenas histórias que, longe de caírem no melodrama, tampouco abraçam uma posição de “machão” e vira a cara para os problemas emocionais de seus personagens.

As fontes dos tormentos desses homens não poderiam ser mais naturais, e partem de angústias envolvendo a decepção/vergonha de ser mais um tipo ordinário e fracassado, da recusa de ver um relacionamento indo pelo ralo, da culpa por ter “trocado o certo pelo duvidoso”, e mesmo da dificuldade de compartilhar intimidades profundas com amigos também homens. Mais interessante é que os personagens nunca se comportam de forma histérica ou excessivamente emocional, mas sim expondo uma história de educação de “como um homem deve agir”, buscando sempre manter-se numa posição de honra, queixo erguido e firmeza de decisões, mesmo que, intimamente, tudo isso se revele uma farsa.

Se já foi dito que “homem que chora calado, por isso deve ser respeitado”, os personagens de O Que Os Homens Falam seguem à risca essa regra e, por mais que revelem profundos “defeitos de caráter” (trair esposas, assumir posições muito machistas e cínicas, etc), é inegável que reconhecem uma espécie de código de honra e muitas vezes revelem simpatia por um companheiro que enfrenta um problema com o qual podem se identificar. Aliás, esses personagens são todos extremamente complexos e frágeis, e justamente por isso podemos adotar um olhar que vá além de suas “falhas de caráter” e perceber as inseguranças e medos presentes em seu cerne. O que, é claro, é muito devido ao invejável talento do elenco, em especial no que diz respeito a Javier Cámara, Eduardo Noriega, Luís Tosar e, obviamente, Ricardo Darín.

Se Cámara diverte e comove ao mesmo tempo ao interpretar um sujeito que, depois de ter cometido adultério, se arrasta pela ex-esposa enquanto aparentemente acha que não está se envergonhando, Noriega tem talento suficiente para impedir que seu personagem se torne um sujeito detestável ao tentar trair sua esposa (com quem tem um filho de um ano de idade), e isso se dá pela capacidade do ator de despertar a simpatia do espectador ao evidenciar sua insegurança quase infantil, para isso investindo em detalhes notáveis em sua composição, como ao tentar arrancar pedaços de um velho adesivo em uma parede enquanto conversa com uma mulher. Luís Tosar cria um homem admirável e maduro, principalmente na atitude de ouvir um companheiro e ajudá-lo, mesmo que isso o prejudique. Agora, Ricardo Darín mais uma vez se mostra um mestre trabalhando, e cria uma das figuras mais complexas e intrigantes da obra, demonstrando uma doçura e inocência juvenis que em nenhum momento abole seu ar de homem maduro, sério, mas um tanto egocêntrico e idealista, que tenta ver o ato de ser chifrado como “algo muito instrutivo”.

Mas o mais interessante da obra é a visão que Gay apresenta das mulheres. Essas são aqui sinal de sabedoria, maturidade e seriedade. Não que sejam criaturas idéias e impecáveis, mas sua maturidade vem justamente pela quantidade de sofrimento que enfrentaram nas mãos das inseguranças de seus companheiros, demonstrando uma capacidade admirável de transformar essa dor em aprendizado e reorganizar-se em suas próprias vidas. Nunca deixam, porém, de servir de guias para os confusos machos, e é curioso como muitas delas, mesmo claramente deixando entrever frestas de remorsos, são essenciais para que os homens aqui possam enxergar-se melhor e se compreender um pouco mais. Além disso, elas não deixam de se divertir com as muitas imaturidades dos companheiros do sexo oposto, seja vendo a dificuldade de um amigo se abrir para o outro ou ainda ao ver (mesmo que com certa pena) o ex-marido se arrastando depois de cometer tantos erros.

E se o elenco dos homens apresenta notável excelência, o das mulheres não fica nada para trás, e somos presenteados com performances maduras de atrizes que parecem compreender bem o que passam suas personagens (em especial no caso de Maria, maravilhosamente interpretada pela linda Leonor Watling). Vale dizer, ainda, que Cesc Gay não é o único cineasta a apresentar essa visão de mulheres sábias em meio a homens confusos, sendo corroborado nesse perspectiva por nomes de peso como Terrence Malick (Amor Pleno) e Edgar Wright (The World’s End).

Gay consegue mostrar-se um diretor discreto e talentoso, apresentando alterações no posicionamento de câmera (como ao saltar o eixo) para ilustrar mudanças de rumos nos diálogos. E se poderia fazer um drama existencial, o diretor apresenta a (acertada) preferência pela comédia, acertando na maior parte do tempo. Pois se alguns raros momentos são muito pueris (como a história que termina com um personagem derrubando vários pertences), a maior parte da comicidade da obra apresenta segurança e maturidade notáveis, com o diretor demonstrando talento ao sempre começar suas histórias com certa normalidade para depois ir tomando rumos mais malucos e embaraçosos, embora nunca inverossímeis ou irrealistas. Ainda, muito do humor surge da própria compreensão do espectador de variáveis desconhecidas pelos personagens, como quando dois amigos se encontram lado a lado, um sabendo mais do que deveria sobre o outro, mas sem saber o que o outro sabe, fazendo surgir daí um sentimento mútuo de vergonha.

Enfim, obra leve e agradável, O Que Os Homens Falam pode tocar qualquer homem, ou mulheres vítimas de suas inseguranças. E é justamente por fazer com que o espectador ria de situações pelas quais sabe que poderia muito bem passar, que a comédia é um sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário