Lista:
Melhores Filmes de 2013
por
Lucas Wagner
2013 chegando ao fim, carregando consigo diversos momentos marcantes em um ano, no mínimo, singular, tanto no nível pessoal quanto no nível cinéfilo. Apesar de não ter tido a força de um 2010 ou 2005 em questões cinematográficas, 2013 trouxe diversas obras marcantes que revelam o Cinema como uma Arte complexa e repleta de possibilidades para quem sabe aproveitá-las. Não só no Cinema, mas a televisão ainda nos deliciou com seriados tão fascinantes como as primeiras temporadas de House of Cards, Hannibal e In The Flesh, a sexta de Sons of Anarchy, além de, é claro, a quinta temporada de Breaking Bad, séries com temáticas e personagens complexos que muitas vezes ultrapassam o nível de qualidade que várias obras das telonas.
Mas, resumindo a
história, aqui farei uma lista com os 25 melhores longas do ano, em ordem de
preferência, assim como um parágrafo justificando um pouco a escolha de
determinado longa (SEM SPOILERS), além de o link para minha análise completa da
obra. Muitas das escolhas evidenciam certo caráter pessoal e podem parecer
estranhas, como por exemplo, pelo fato de, em Gravidade eu ter apresentando certas ressalvas em meu texto,
enquanto em Azul é a Cor Mais Quente só
ter falado pontos positivos, embora o primeiro apareça numa colocação mais “privilegiada”
que o segundo. Lembro ainda que muitos dos filmes que aqui apresentarei são
originalmente de 2012 em seus países de origem, mas chegaram no Brasil em 2013.
Antes disso, duas
ressalvas:
Foi uma jornada intensa
e alucinante acompanhar a transformação de Walter White de um homem angustiado
com uma existência medíocre para um verdadeiro imperador. Durante cinco
temporadas, acompanhamos a soberba atuação de Bryan Cranston, e conhecemos
personagens complexos e fascinantes, torcemos loucamente, gritamos, xingamos,
choramos, rimos, surtamos, e ficávamos em estado de choque com uma narrativa
construída com elegância e calculismo extremo. Calculismo esse que refletia no
impecável uso de complexas técnicas cinematográficas, criando símbolos
fascinantes através de cores, de raccords,
do desing de som ou do mero
posicionamento da câmera. Breaking Bad foi
uma das criações mais geniais em qualquer âmbito da Arte contemporânea.
Análise completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/09/breaking-bad-serie-completa-spoilers.html
Avião de Papel (Paperman / 2012 / EUA) dir. John Kahrs
Anexado à animação Detona Ralph, esse curta animado de 7
minutos é uma experiência adorável e tocante, que traduz visualmente de forma
linda a alegria e o frescor que uma nova paixão pode trazer à uma vida sem cor.
Os
25 melhores filmes lançados comercialmente no Brasil em 2013 (em ordem de
preferência):
1.
O Som ao Redor (O Som ao Redor / 2013 / Brasil) dir. Kléber Mendonça Filho
Obra
de caráter essencialmente experimental, O
Som ao Redor é um filme difícil e extremamente complexo que faz uso de uma
invejável inteligência visual de seu diretor para fazer uma análise da
existencialmente complexa classe média, explorando seus anseios, sua
hipocrisia, sua solidão/isolamento, sua angústia por uma vida que poderia ter
sido muito mais do que é, tudo isso através de símbolos de uma beleza infinita.
Análise
completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/02/critica-filme-o-som-ao-redor-o-som-ao.html
2.
Amor (Amour / 2012 / França, Alemanha, Áustria) dir. Michael Haneke
Focando
seu olhar sobre um casal de idosos que caminha para a morte, Michael Haneke
evita sua análise geralmente amarga e impiedosa da humanidade e cria um poema
sofrido e profundo que busca discorrer sobre a fragilidade e finitude do ser
humano, cujo único ponto de apoio que pode conseguir para dar sentido á sua
mísera existência é a companhia de um Outro.
Análise
completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/01/critica-filme-amor-amour-2012-franca.html
3.
O Mestre (The Master / 2012 / EUA) dir. Paul Thomas Anderson
Paul
Thomas Anderson é um dos mais fascinantes cineastas que surgiu desde a década
de 1990, e volta depois de vários anos desde seu genial Sangue Negro para criar mais uma obra extremamente complexa, com
personagens ambíguos e tão profundos que poderiam constar em um estudo de caso
de Psicologia, aqui dissecados com maestria pelo diretor e seu excelente
elenco.
Análise
completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/02/criticafilme-o-mestre-master-2012-eua.html
4.
Segredos de Sangue (Stoker / 2013 / Reino Unido, EUA) dir. Park Chan-Wook
Em
seu primeiro trabalho fora da Coréia do Sul, o cineasta Park Chan-Wook volta a
mergulhar no mais íntimo das trevas de personagens sombrios e deturpados, só
que dessa vez enxergando um senso de gozo e liberdade na liberação dos demônios
de India, quando vai descobrindo sua sexualidade perversa e seu desejo por
sangue, num dos trabalhos de direção mais refinados do ano, com símbolos
contidos nas imagens, nos sons, na montagem que são de um calculismo e
inteligência fascinantes.
Análise
completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/06/critica-segredos-de-sangue-stoker-2013.html
5.
Gravidade (Gravity / 2013 / EUA) dir. Alfonso Cuarón
Sete
anos depois de ter realizado inesquecível Filhos
da Esperança, o brilhante Alfonso Cuarón volta a explorar todo um
virtuosismo técnico numa narrativa experimental e ousada, contemplando as
ciências naturais, a teologia e o mais fascinante que o Cinema pode criar para
desenvolver uma obra poderosa que versa sobre a finitude e tenacidade do ser
humano através de uma personagem perdida que precisa encontrar um motivo para
sobreviver.
Análise
completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/10/critica-gravidade-gravity-2013-eua-dir.html
6.
Las Acacias (Las Acacias / 2013 / Argentina) dir. Pablo Giorgelli
Extremamente
minimalista, esse sutil filme argentino encanta na apresentação de dois
personagens comuns mas que apresentam uma profunda dimensão, à qual o
espectador nunca tem acesso total, mas desenvolve uma compreensão tácita
poderosa que nos leva a torcer pela felicidade daquelas duas pessoas.
Análise
completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/09/critica-las-acacias-las-acacias-2013.html
7.
Antes da Meia Noite (Before Midnight / 2013 / EUA) dir. Richard Linklater
Fechando
com chave de ouro a maravilhosa trilogia iniciada em 1995 com Antes do Amanhecer, essa terceira parte
alcança uma complexidade maior ao inverter as expectativas e, ao invés de
mostrar Jesse e Celine fascinados um com o outro, os mostra fatigados,
envelhecidos e, como qualquer casal que conviveu junto durante muito tempo,
rancorosos um com o outro. Mas ao continuar trabalhando esse brilhante casal
através dos habituais longos diálogos, Richard Linklater, Ethan Hawke e Julie
Delpy desenvolvem mais uma bela narrativa que ainda consegue encontrar a beleza
de, mesmo depois de tanto tempo, existir a capacidade de que um “Eu te amo
incondicionalmente” seja dito com total sinceridade.
Análise
completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/08/critica-antes-da-meia-noite-before.html
8.
Heróis da Ressaca (The World’s End / 2013 / Reino Unido) dir. Edgar Wright
Essa
última parte da trilogia Sangue e Sorvete/Cornetto representa mais uma aventura
cômica hilária e criativa, com uma montagem fenomenal e grande virtuosismo
técnico do diretor Edgar Wrigth, encontrando na sua trama de homenagem espaço
para discussões ambiciosas envolvendo o desgaste de uma vida comum e o horror
de uma existência voltada para o simples seguimento alienante de regras e
padrões ditos “morais”.
Análise
completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/11/critica-worlds-end-worldsend-2013-reino.html
9.
Frances Ha (Frances Há / 2013 / EUA) dir. Noah Baumbach
Esse
novo filme de Noah Baumbach é uma obra doce com uma protagonista idem, que
alcança um enorme valor ao conseguir encontrar esperança numa visão de que,
mesmo num mundo conformista, com adultos frios e competitivos, além de tristes,
há a possibilidade de uma certa inocência, mesmo com certo grau de adaptação ao
mundo.
Análise
completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/09/critica-frances-ha-frances-ha-2013-eua.html
10.
Azul
é a Cor Mais Quente (La Vie d’Adèle / 2013 /
França) dir. Abdelatiffe Kechiche
Essa
obra vencedora do Palma de Ouro em Cannes é um lindo filme sobre o desabrochar
da sexualidade de uma jovem, o encontro de uma paixão poderosa e o inescapável
declínio dessa, contada em três horas de pura maestria artística, criando um
filme sincero e profundamente tocante em sua característica universal para
qualquer um que já sofreu e sorriu por amor.
Análise
completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/12/analise-azul-e-cor-maisquente-la-vie.html
11.
Os
Suspeitos (Prisoners / 2013 /
EUA) dir. Denis Villaneuve
Essa
longa policial evita os clichês mais comuns do gênero para criar uma narrativa
densa e melancólica, povoada por personagens tristes que se vêem presos em
labirintos psicológicos criados por si mesmo devido ao choque de suas crenças
com eventos externos aversivos. Fora que a atuação de Jake Gyllenhaal é
provavelmente a melhor de sua já exemplar carreira.
Análise
completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/10/critica-os-suspeitos-prisioners-2013.html
12.
Indomável
Sonhadora (Beasts Of The Southern Wild / 2012 /
EUA) dir. Behn Zeitlin
Acompanhando
uma garotinha que vive em péssimas condições e com um pai alcoólatra, esse Indomável Sonhadora é um filme
fascinante por conseguir enxergar um mundo assustador e sem perspectivas
através do inocente olhar de uma criança, que, mesmo suas doces fantasias
infantis carregam a noção de dor e tragédia, de uma necessidade de resiliência
para que a própria existência possa ser mantida.
Análise
completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/02/criticafilme-indomavel-sonhadora-beasts.html
13.
A Caça (Jagten / 2012 / Dinamarca)
dir. Thomas Vinterberg
O
diferencial deste A Caça reside na
habilidade em desenrolar um panorama complexo de uma angustiante situação aos
olhos do espectador, ser onisciente naquele universo. Acompanhado ainda de
discussões desafiadoras (quais os limites da hipocrisia humana? Até onde uma
criança é realmente inocente?), o longa é presenteado com uma impecável atuação
de Mads Mikkelsen.
14.
Abismo
Prateado (Abismo Prateado /
2013 / Brasil) dir. Karin Aïnouz
Com
uma trama simples e ordinária, Abismo
Prateado se sobressai pelo puro uso da técnica cinematográfica aplicada com
perfeição pelo diretor Karin Aïnouz, numa narrativa com caráter experimental
que visa fazer com que o espectador possa compartilhar ao máximo possível as
sensações que a protagonista vive.
15.
Elena
(Elena
/ 2013 / Brasil) dir. Petra Costa
Obra
de caráter puramente subjetivo, este documentário é uma tentativa de acerto de
contas da diretora com o seu passado, buscando enxergar a si mesma como é,
assim como sua história com irmã, criando uma obra de singular beleza
psicológica.
Análise
completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/06/critica-elena-elena-2013-brasil-dir.html
16.
Além da Escuridão – Star Trek (Star Trek – Into Darkness / 2013 / EUA) dir. J.J Abrams
Blockbuster
de mais alta qualidade, essa continuação do reboot
de 2009 representa uma experiência intensa e empolgante, combinando um
grande protagonista com um vilão aterrador, sequências de ação de tirar o
fôlego e uma trama estruturada de forma a servir de relevantes comentários
sociais sobre a produção de guerras para favorecer a indústria bélica.
Análise
completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/06/critica-alem-da-escuridao-star-trek.html
17.
Killer Joe – Matador de Aluguel
(Killer
Joe / 2012 / EUA) dir. William Friedkin
Povoado
por personagens doentios e instáveis, essa adaptação da peça de teatro de Tracy
Letts representa uma experiência perturbadora, que se utiliza de diversos meios
para causar mais aversão, com uma atuação magnética de Matthew McGonaughey como
um dos mais assustadores assassinos do Cinema moderno.
Análise
completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2012/12/critica-filme-killer-joe-matador-de.html
18.
Eu e Você
(Io
e Te / 2012 / Itália) dir. Bernardo Bertolucci
Obra
sensível para seu polêmico diretor, esse Eu
e Você conta a história de um garoto problemático que pode encontrar espaço
para amadurecimento no sugestivo relacionamento que cria com a distante irmã.
Análise
completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/02/critica-eu-e-voce-io-e-te-2012-italia.html
19.
Sete Psicopatas e um Shih Tzu
(Seven
Psychopaths / 2012 / Reino Unido) dir. Martin McDonaugh
Podendo
ser observado apenas como uma comédia retardada com graves problemas de
estrutura, esse novo filme do diretor de Na
Mira do Chefe abre a possibilidade de uma cômica e farsesca visão
metalinguística que o enriquece.
Análise
completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/01/critica-filme-sete-psicopatas-e-um-shih.html
20.
Invocação do Mal
(The
Conjuring / 2013 / EUA) dir. James Wan
Pode
parecer estranho que esse filme apareça nessa lista, ainda mais porque minha
análise de Sobrenatural: Capítulo 2,
do mesmo diretor, pareceu mais positiva. Mas durante os 112 minutos de
projeção, um sincero sorriso não sumiu de meu rosto durante sequer um segundo,
por, como amante de Cinema de terror, poder estar apreciando tão bem feita
construção de suspense e tantas homenagens à estilos clássicos do gênero e,
principalmente, por me ver genuinamente apavorado.
Análise
completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/09/critica-invocacao-do-mal-conjuring-2013.html
21. Blue Jasmine (Blue Jasmine / 2013 / EUA)
dir. Woody Allen
Um
triste mas impiedoso estudo de uma personagem que beira a psicopatologia,
guiado por uma poderosa atuação de Cate Blanchett.
Análise
completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/11/critica-blue-jasmine-blue-jasmine-2013.html
22. Capitão
Phillips (Captain Phillips / 2013 / EUA) dir. Paul
Greengrass
Intenso e frenético, esse filme mais uma
mais mostra toda a maestria do diretor Paul Greengrass para dirigir obras de
suspense/ação, numa narrativa que não insulta a inteligência dos espectadores e
nem demoniza seus vilões, além de apresentar uma atuação primorosa de Tom
Hanks.
Análise completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/11/critica-capitao-phillips-captain.html
23. Álbum de Família
(August:
Osage County / 2013 / EUA) dir. John Wells
Guiado com as poderosas performances de
Julia Roberts e Meryl Streep, essa adaptação da premiada peça de Tracy Letts é
um drama sombrio e amargo, sobre uma família cujas matriarcas servem como
monstros que determinaram as quebradas personalidades de seus filhos.
Análise completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/12/analise-album-de-familia-august-osage.html
24.A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty / 2012 / EUA) dir. Kathryn Bigelow
Criando
um eco temático com seu inesquecível Guerra
ao Terror, Kathryn Bigelow e o roteirista Mark Boal trabalham a caçada à
Osama Bin Laden de forma crua e direta, evitando suavizar verdades cruéis que
poderiam incomodar o governo dos EUA.
Análise
completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/02/criticafilme-hora-mais-escura-zero-dark.html
25.A Espuma dos Dias
(L’Ecume
des Jours / 2013 / França) dir. Michel Gondry
Depois
de me torturar escolhendo entre Homem de Aço, O Conselheiro do Crime, Como Não Perder Essa Mulher (para
acessar meu texto sobre cada um desses longas é preciso apenas clicar nos seus
respectivos títulos) e esse para fechar a lista, optei por A Espuma dos Dias por ter me encantado profundamente com a
linguagem que Gondry utilizou em seu trabalho, optando menos pela objetividade
e mais por uma poesia subjetiva para identificar estados emocionais mutantes ao
longo da obra, que de comédia surrealista passa a ser um pesado drama
expressionista.
Análise
completa: http://mestredeobras.blogspot.com.br/2013/10/critica-espuma-dos-dias-l-ecume-des.html
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