sábado, 10 de agosto de 2013


Crítica Círculo de Fogo (Pacific Rim / 2013 / EUA) dir. Guillermo Del Toro

por Lucas Wagner

  Completamente apaixonado, desde criança, por histórias envolvendo fantasia, monstros e fantasmas, o cineasta Guillermo Del Toro construiu uma carreira realmente admirável onde, em cada filme seu, pôde brincar na construção de universos fantásticos e fazer com que o espectador mergulhe junto com ele em sua visão sempre inventiva, promovendo viagens curiosas tanto em seus projetos mais voltados para o puro entretenimento (Blade II, Hellboy 1 e 2, etc) ou naqueles tematicamente mais sérios e ambiciosos (O Labirinto do Fauno, A Espinha do Diabo, Cronos, etc). E é nesse espírito que ele volta à cadeira de diretor (da qual esteve afastado desde 2008, quando, de lá para cá, viu vários projetos afundarem antes mesmo de começarem a ser feitos), construindo em Círculo de Fogo um longa extremamente empolgante cujo universo criativo e personagens marcantes fazem do filme uma experiência mais singular que busca servir como homenagem do diretor para os seus amados filmes de monstros japoneses.

  Com roteiro de Del Toro e Travis Beachem (da medíocre refilmagem de Fúria de Titãs), o longa narra os acontecimentos envolvendo a abertura de uma fenda interdimensional no Oceano Pacífico, de onde saem monstros satânicos com terrível poder de destruição que obrigam os humanos, como medida desesperada, a criarem robôs gigantes para poder combate-los.

  Conferindo uma energia admirável ao projeto, Del Toro cria um longa extremamente fluído, com um ritmo que vai adquirindo cada vez mais urgência e sensação de perigo com o decorrer da projeção, recebendo, nesse ponto, grande ajuda da excelente trilha sonora de Ramin Djawadi (Homem de Ferro, Protegendo o Inimigo, etc), que surge sempre enérgica no sensacional uso que faz da guitarra elétrica e, aqui e ali, de tons remetentes de música eletrônica. Del Toro ainda apresenta uma segurança admirável na condução de sequências de ação realmente fantásticas e destruidoras, levando o espectador a espasmos de empolgação nos excepcionais duelos entre monstros e robôs, que nunca surgem repetitivos, em especial pela sabedoria do diretor ao variar o máximo possível as ambientações desses duelos, o que permite ainda que ele explore as possibilidades visuais que cada ambiente oferece, seja na cidade ou ainda dentro do oceano. Aliás, essa exploração de possibilidades visuais é um dos melhores aspectos de Círculo de Fogo, por não hesitar mesmo em mergulhar-nos em ambientes completamente alienígenas (e, em um momento que tal descrição cabe perfeitamente, Del Toro é sábio ao utilizar lentes que distorcem a imagem do que estamos vendo, dando a necessária sensação de estranheza) e fazer com que seus robôs utilizem o máximo possível de repertório de armas, mesmo aquelas improvisadas, como quando Gipsy (o principal dos robôs) aparece batalhando com um monstro usando um enorme navio como espada.      E assim, os efeitos visuais são geniais por nunca denunciarem completamente sua natureza digital, apresentando cuidado admirável ao, por exemplo, conferir peso e densidade à movimentação dos robôs, sugerindo assim a dificuldade que é movimentá-los; ainda, o visual dos monstros surge como um espetáculo à parte, já que são suficientemente peculiares para nos causar ainda mais medo e curiosidade por aquelas criaturas, que surgem ainda mais ricos pela diversidade de espécies que apresentam.

  Como seria de se esperar do homem que criou os fascinantes vampiros da Trilogia da Escuridão (série de livros vampiresca escrita por Del Toro e Chuck Hogan), os monstros de Círculo de Fogo não são curiosos apenas em matéria de visual, mas são trabalhados por Del Toro (tá, e Beachem também) de modo a serem desenvolvidos em sua natureza de maneira mais complexa, fazendo com que cresçam como vilões quanto mais vamos aprendendo sobre eles. Aliás, o longa está repleto de excelentes e ricas ideias relativamente bem exploradas, envolvendo aquele universo todo (o mercado negro é um aspecto particularmente interessante) e o próprio funcionamento dos robôs, quando se refere à conexão interneuronal necessária entre duas pessoas, algo que o roteiro trabalha bem na ligação dos pilotos com a máquina que isso cria e a ligação inevitável entre eles mesmos (os pilotos), já que se encontram, quando conectados, dentro da mente um do outro, sendo capazes de compartilhar sentimentos profundos e extremamente particulares de cada um, o que estreita os laços entre eles. Além das diversas outras curiosíssimas ideias, o roteiro acerta quando flerta com temáticas mais sérias ao sugerir, por exemplo, os privilégios que os ricos teriam sobre os pobres (o que levaria a diversos protestos da população) dentro do contexto do filme, e ainda, mesmo que de forma juvenil, indicar uma ligação direta entre a destruição ambiental que causamos hoje em dia e a invasão dos monstros. O roteiro não se detém sobre essas temáticas mais sérias durante muito tempo, mais é um ponto enriquecedor principalmente por ressaltar o aspecto trágico desse mundo futurista.

  O design de produção faz um bom trabalho traduzindo visualmente tais ideias, principalmente no submundo de Tóquio, embora, infelizmente, não consiga variar muito o visual das ambientações. Mais interessante, no entanto, é notar o cuidado dos realizadores com aspectos mais sutis que acabam enriquecendo demais a obra, como no detalhe de azul no cabelo de Mako (Rinko Kikushi), remetendo à experiência traumatizante de sua infância (observem a coloração do monstro em sua lembrança), ou ainda quando um personagem secundário, que carrega sempre um terço amarrado à mão, surge usando uma indumentária antiquada, sugerindo como a própria religião se tornou antiquada naquele universo. Ainda, é notável a atenção dos realizadores ao colocar Mako, num momento de adrenalina/pânico, esquecendo-se de falar em inglês e usar sua língua materna (o japonês), como que por reflexo, e é curioso como Del Toro parece ambientar o longa sempre no período da noite, mudando esse lógica apenas quando percebe uma possibilidade narrativa que, mesmo clara, surge elegante na sua sugestão de algum ponto de esperança onde antes não existia nenhuma.

 E essa surpreendente sensibilidade permite que um excelente elenco trabalhe em prol de construir personagens realmente admiráveis, que conseguem conquistar emocionalmente o espectador. O ótimo Charlie Hunnam (que interpretou de maneira poderosa o complexo arco dramático do protagonista Jax Teller no seriado Sons of Anarchy) confere peso dramático à Raleigh, mostrando-o como um jovem empolgado e depois como um adulto mais trágico e amargurado, mas que mantém a jovialidade e o amor pelo que faz, ao mesmo tempo em que uma solidariedade e sabedoria que serão essenciais em sua relação com Mako. O excelente Idris Elba (ator que defendo veemente desde seu trabalho em Extermínio 2) tem, finalmente, espaço mais folgado para desenvolver um personagem, e transforma Stacker numa figura complexa e fascinante, demonstrando a sabedoria do personagem, que sabe ser gentil ao mesmo tempo que demonstra uma bondade realmente admirável que o faz crescer tanto como líder e ser humano, mas que revela-se em constante estado de tensão, lutando para manter e calma e não explodir, mesmo que isso seja impossível de vez em quando. Mas a personagem mais complexa do filme é mesmo Mako, principalmente pela performance cheia de nuances da linda Rinko Kikushi, que sabe compor uma figura tímida mas persistente em seus objetivos, cujas emoções que segura dentro de si podem ser muito mais intensas do que ela acredita, o que tanto a fragiliza quanto, ao mesmo tempo, a torna uma figura mais forte. 
  Completando essa gama de personagens ricos, o sempre genial Ron Perlman (parceiro habitual de Del Toro e também um dos principais de Sons of Anarchy) transforma o traficante Hannibal Chou numa figura divertidíssima e repleta de surpresas, se tornando sempre imprevisível (e o figurino faz um ótimo trabalho ao vesti-lo de forma excêntrica, meio como um cafetão), enquanto o geralmente medíocre Charlie Day (com sua irritante mania de sempre gritar suas falas) faz um trabalho relativamente eficaz como o cientista fascinado pelos monstros, mas essa eficácia se deve mais pela natureza do personagem do que pelo ator (o momento em que, aterrorizado, tenta usar de um status de médico para conseguir privilégios no meio de uma multidão desesperada é hilário). E também merece menção a dupla de pilotos formada pelo pai experiente e o filho rebelde, já que o primeiro desde o início se estabelece como figura de respeito, cansado e meio deprimido, enquanto o segundo é um estorvo durante a maior parte do filme, mas sabe demonstrar seu valor quando necessário. 
  No entanto, mesmo com tantos acertos admiráveis, Círculo de Fogo passa longe de ser um grande filme principalmente por aderir sem reservas ao freneticismo insano tão comum entre os blockbusters de hoje em dia (apesar de, no início do texto, eu ter elogiado o ritmo do filme, que ainda é bom, apesar das ressalvas que farei), enquanto claramente o longa em questão se beneficiaria se, aqui e ali, se arriscasse num tom mais contemplativo. Digo isso em especial porque permitiria uma ilustração mais singela e apurada do estado mental compartilhado na conexão interneuronal, onde um toque até meio surrealista poderia conferir poesia e maior complexidade ao momento; mas o que vemos é quase sempre uma série de imagens em alta velocidade que mal conseguimos captar direito. Há apenas um momento em que tal tom contemplativo é abraçado, e não é atoa que seja um dos melhores momentos do filme. Além disso, o ritmo insano demais acaba prejudicando o desenvolvimento dos personagens que, se ainda são ótimos, isso é mais por culpa do elenco, já que o roteiro deixa pouco espaço de tempo para realmente se dedicar a explorar a complexidade de cada um daqueles indivíduos que estamos conhecendo pela primeira vez. Talvez pior do que isso tudo seja como Del Toro não consegue evitar uma entrega besta à vários clichês tão enfadonhos e de fácil escapatória, o que faz com que qualquer espectador (mesmo aquele que pouco assiste filme) se sinta como se sendo feito de idiota. Sem revelar nada de especial, alguns desses clichês se referem a, por exemplo, aquela velha cena do personagem que começa um discurso aparentemente aversivo apenas para mostrar que na verdade que está orgulhoso, ou ainda a conclusão do clímax, que mostra inocência de Del Toro ao usar um mesmo recurso que está se tornando mais e mais comum, e consequentemente, mais e mais cansativo, e já não engana ninguém. 
  Ainda assim, Círculo de Fogo é um ótimo filme, que mais uma vez demonstra o talento e criatividade de Del Toro como contador de histórias, estabelecendo esta obra como entretenimento de alta qualidade. Agora é esperar ansioso pelo seu próximo projeto, Crimson Peak, e sonhar, como qualquer bom cinéfilo, que depois ele possa finalmente se dedicar ao projeto de seus sonhos: levar para as telas o genial conto Nas Montanhas da Loucura, do mestre do terror H.P Lovecraft. Esperemos...

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