quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014


 Análise:

Nebraska (Nebraska / 2013 / EUA) dir. Alexander Payne

por Lucas Wagner

-Vocês conversavam sobre ter filhos?
-Não.
-Então por que tiveram a gente?
-Porque eu gostava de transar. Sua mãe era católica. Junte as peças.

Esse trecho do diálogo de uma das melhores cenas de Nebraska é emblemático dentro do contexto da filmografia do cineasta Alexander Payne, já que contém em si, mesmo que de forma cômica, um sentimento constante que assombra os personagens do diretor: a insignificância. Todos nesse seu novo trabalho cabem nessa classificação, de uma forma ou de outra, criando assim uma bela reverberância temática na carreira do diretor.

A trama acompanha o triste vendedor de home theaters David Grant (Will Forte) quando leva seu idoso pai, Woody Grant (Bruce Dern), para Lincoln, Nebraska, para coletar o prêmio de 1 milhão de dólares que o velho senhor acredita ter recebido. No caminho, passam pela cidade onde este cresceu, Hawthorn, reencontrando familiares e amigos de antigamente. E aqui podemos ver outro eco temático de Payne, já que como as viagens de Paul Giamatti em Sideways, Jack Nicholson em Confissões de Schimit e George Clooney em Os Descendentes, a estrada que pai e filho seguem aqui é uma forma de eles encontrarem os caminhos certos no labirinto incerto de suas “almas”.

A bela fotografia em preto e branco justifica sua razão de ser por buscar emular a melancolia que cerca a obra, em toda a sua existência no passado, pois todos os personagens (em sua maioria idosos) parecem ter os dois pés firmemente plantados na época em que ainda eram jovens. O belíssimo roteiro de Bob Nelson, no entanto, balanceia essa melancolia com um senso de humor afinadíssimo que encontra comicidade no enfado de um diálogo entre idosos ou mesmo nos discursos senis de Woody.

Woody que é um senhor praticamente demente (em certo momento, seu filho refere-se ao estado do pai como “semi-coerente”), cuja aparente falta de sentido na insistência de sua jornada baseada numa ilusão não é senão uma maneira de encontrar algum sentido em sua velhice, e seus aparentemente tolos objetivos traduzem um desespero tocante do qual o senhor provavelmente nem está consciente, o que torna sua situação ainda mais trágica. E para isso, Bruce Dern acerta ao evocar a confusão praticamente inocente de Woody, mas é sábio ao dedicar mais “energia” nos poucos momentos em que o personagem demonstra alguma lucidez (melancólica, por sinal), como quando visita a casa em que cresceu e comenta sobre ter visto o irmão morrer, ou ainda quando o filho pergunta sobre se um dia teve algum sonho, e ele responde não se lembrar. Pois toda a existência de Woody, agora relegada ao esquecimento eterno por sua senilidade e eminente morte, parece ter sido sempre vivida através do conveniente e de sua incapacidade de dizer “não”, levando-o a se tornar um homem cada vez mais fechado que sempre calava seus maiores anseios.

Todo o universo de Nebraska emana uma atmosfera de nulidade e inação, frente ao tempo, à vida, e Payne mostra domínio sobre o projeto através de uma construção visual que permite que o espectador mergulhe nesse clima. Assim, na estrada em que dirigem David e Woody, no carrinho velho do primeiro, esses são sempre ultrapassados, inclusive por um lento trem de carga, numa representação do próprio estado de suas vidas. O design de produção também acerta na utilização de ambientes sempre antiquados da pequena cidade de Hawthorn, alterando essa lógica apenas em Lincoln, obedecendo a coerência da narrativa. E todo esse trabalho faz com que o filme transmita a impressão de se passar em uma realidade alternativa, presa no tempo, mas não resignada, apenas sustentada por sua própria insignificância. E para isso, Payne ainda investe em planos que estereotipizam seus personagens, reforçando a idéia de que todos fazem parte de um mesmo meio. Assim, na casa do irmão de Woody, os velhos assistem televisão e soltam alguns comentários enfadonhos, as velhas tagarelam e fofocam, e os filhos (primos uns dos outros) ficam sentados sem nada para fazer. E aqui, é notável que David pareça pertencer e não pertencer ao mesmo tempo ao meio de seus primos, e isso pois, se divide o quadro com eles (ressaltando uma semelhança), ele se veste diferente e sua constituição física não poderia ser mais contrastante.

Mas por que isso? David é um elemento à parte, pois pode ser tão (ou mais) insignificante que todo mundo lá, mas está em uma fase de sua vida em que procura se compreender e possivelmente encontrar algum significado. Pois acabou de terminar um relacionamento de dois anos por pura incerteza, já que o que impediu que pedisse a moça em casamento era sua própria insegurança nos seus sentimentos. Ainda, ele trabalha em um emprego pedestre, enquanto, para a sua idade, dentro do contexto em que foi criado, já deveria estar casado e com filhos. E assim não é por acaso que todo mundo pareça lembrar à ele o tanto que era um bebê bonito e delicado, como se ressaltassem a sua ausência de predicados atuais. Seu nome, aliás, veio do irmão de Woody que faleceu com apenas dois anos de vida, e essa é uma ironia soberba trabalhada pelo roteiro pois é como se ilustrasse a própria existência patética do sujeito.

Em uma cena valiosíssima, David encara a lápide do seu tio que faleceu aos dois anos. Esse encarar está repleto de tristeza e identificação, pois como dito, o personagem compreende sua situação, e a própria ajuda e carinho que busca dedicar ao pai se dá não apenas porque é um bom filho, mas como uma forma dele mesmo buscar algum sentido para si. E para isso, o ator Will Forte (uma das melhores figuras de Saturday Night Live) demonstra ter o que é preciso, e conquista a simpatia do espectador a todo momento.

Repleto ainda de outros personagens tocantes e tridimensionais, como a Sra. Kate Grant (June Squibb – fabulosa), que sempre relembra como todo mundo parecia querer levá-la para a cama (nem preciso dizer que isso é um sintoma, não é?), e ainda presenteado com uma narrativa construída com elegância e poesia, Nebraska é uma obra valiosa, sensível e divertida, e em toda a insignificância que martela, constrói o que é um profundamente significante drama humano.

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