sexta-feira, 20 de julho de 2012

Resenha de CD: Andy Timmons Band Plays Sgt. Pepper

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhW9aCua_owi5Jy2kVgVkrOW7UgkXjOCiH8Y5sOnI45grqb8U-AaLejbI115Sc6elEowlKpLMzS-7vtbLtVkcbSUrG4zrJ-FvOFmHOaw3sHr5TfalmhUEf0A0tGTx_V0n8SZIgbIRaPkg/s1600/andy-timmons-pepper.jpg





Marcos B. Silva

    Regravar a obra dos Beatles, é uma empreitada nada fácil, principalmente se o interprete se atrever a tocar musicas da fase psicodélica dos Fab Four, pode ser uma tarefa empolgante para um fã/musico, mas uma via de mão dupla para o consumidor final, uns vão defender a tese de que não se mexe no que é perfeito, outros vão curtir os novos arranjos, com sonoridades mais modernas.
    
    Todas as vozes, orquestrações, acordes e efeitos sonoros, foram executados apenas por uma única guitarra, sem overdubs, interessante o próprio Andy Timmons admitir que não gosta de cover de Beatles, mas justifica seu tributo, como a exposição das musicas, na forma como perpetuaram em sua mente, já que o álbum dos Beatles não foi tocado nenhuma vez durante as gravações, para servir de referência.

    A ideia surgiu durante uma apresentação na Itália, Timmons e sua banda tocaram um medley de “Strawberry Fields Forever/Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band”, ao fim da apresentação o amigo Riccardo Capelli sugeriu a eles, regravarem na integra o disco “Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band”, porém em versão instrumental, e assim foi feito, em apenas 4 dias finalizaram as gravações e nos brindaram com esta maravilhosa performance do álbum mais famoso do quarteto de Liverpool.

    Algumas faixas mantiveram suas estruturas fieis as versões originais, outras, receberam improvisos bombásticos, dando as musicas o “Grand Finale” que merecem, é o que acontece com “Strawberry Fields Forever” (bonus track), a guitarra solo se desenvolve ao fim da canção, enquanto a banda cresce a dinâmica sutilmente, criando aquela sensação “vai explodir”.

    “Lucy and The Sky With Diamonds”, “With a Little Help From My Friends” e “A Day in the Life” causam arrepios, tamanha a sensibilidade e feeling, Andy Timmons ainda teve a capacidade de nos mostrar uns dos seus melhores timbres nesse disco, gravado apenas com sua guitarra signature AT100 da Ibanez plugada em 2 Mesa Boogies, passando por efeitos de echo e chorus, esse ultimo muito bem utilizado nos temas em que a guitarra reproduz 3 ou mais vozes, como no refrão de “Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band”.

    Em “Whem I´m Sixty-Four”, há acordes que não fazem parte da canção original, aqui eles soam ate meio “fora”, mas Andy os gravou para tornar sua versão fiel ao seu proposito inicial, de tocar as musicas como ficaram registradas em sua mente, e não uma perfeita copia do que se ouve no disco original.

    Ouvir esse tributo e algo tão empolgante e emocionante quanto ouvir a gravaçao original de 1967, aqui não se ouve exageros técnicos, ou passagens friamente alteradas para dar lugar a exibicionismos típicos de um guitarrista solo, Andy Timmons soube unir sua musicalidade, o bom gosto e o respeito pelo que originalmente já e perfeito!

Confira algumas faixas do disco:





Um comentário: